Perguntas Frequentes

Radiocomunicação

Q. Qual é o alcance de um rádio?

R. O alcance de um rádio depende de vários fatores, tais como; geografia (topografia) da região de operação dos rádios; da potência do transceptor; da utilização ou não de estações repetidoras e outros. Por exemplo; um rádio portátil de 5 Watts de potência pode atingir outro rádio similar a uma distância média de 4 a 8 km sem uso de repetidora.

Q. O que é uma Repetidora?

R . Uma repetidora é uma estação de rádio. Ela trabalha recebendo sinais de rádio de uma unidade, por exemplo, portátil e retransmitindo este sinal, com maior intensidade, para outra unidade que sem a potência da repetidora não seria capaz de receber este sinal. Em resumo, a repetidora permite aumentar a área de cobertura da comunicação via rádio.

Q. Qual a diferença entre VHF e UHF?

R . UHF, ou " U ltra H igh F requency" (freqüência ultra alta compreendendo a faixa de 300 Mhz a 3 GHz), é uma faixa melhor para penetrar em obstáculos feitos pelo homem como aço e concreto dos prédios, pontes, etc. VHF, ou " V ery H igh F requency" (freqüência muito alta compreendendo a faixa de 30 a 300 Mhz) é uma faixa melhor para longas distâncias em áreas abertas e zonas não urbanizadas densamente.

Q. O que é CTCSS?

R . CTCSS ou Continuous Tone Coded Squelch (Squelch codificado por tom contínuo), é uma opção que permite que seu rádio(s) somente receba sinais precedidos por um código. Esta opção ajuda a eliminar a interferência de um outro sistema de rádio operando na mesma freqüência. É também conhecido por PL, DPL, Private Line, Channel Guard e subtom.

Q. O que é MDC1200?

R . É um protocolo de sinalização digital utilizado nos rádios Motorola que acrescenta diversos recursos ao rádio tais como: Saber se outro rádio está ligado e dentro da zona de cobertura, acionar a buzina ou pisca alerta de outro rádio para avisar ao operador que não está próximo que há uma chamada, identificar quem está chamando no display, enviar para uma central uma chamada de emergência.

Q. O que é freqüência Itinerante?

R . Uma freqüência Itinerante é uma freqüência primariamente designada para atividade comercial que não tem um local fixo de operação. Como exemplo, temos empresas de Eventos que operam em diversas partes do país, sempre em locais diferentes.

Q. A Mibra pode me assessorar para obtenção de Licença de operação junto a ANATEL?

R . Sim, a Mibra oferece um serviço completo de licenciamento de uso de equipamentos de radiocomunicação e paging.

Q. Quando devo carregar a minha Bateria?

R . Para aumentar a vida útil da bateria é recomendável que a bateria seja carregada somente quando ela já esteja totalmente descarregada.

Q. Posso utilizar meu aparelho portátil enquanto estiver carregando?

R . Isto é possível, porém, com o aparelho ligado este estará consumindo carga da bateria e, portanto a bateria demorará mais tempo para carregar além de diminuir a vida útil da bateria.

Q. Quando eu sei que a carga da bateria de meu rádio portátil está completa?

R . Nos modelos de carregadores que possuem este recurso, a luz de carga completa "verde" ao acender estará sinalizando carga completa, em modelos que não possuem sinalização visual de carga completa, basta observar no manual do carregador o número de horas para carga completa.




© Copyright MIBRA - Todos os direitos reservados